Saúde

Prefeito entrega quarta Unidade de Pronto Atendimento de Natal


O prefeito Carlos Eduardo entregou na tarde desta terça-feira, 29, no conjunto Cidade Satélite, Pitimbu, a quarta Unidade de Pronto Atendimento à população de Natal. A UPA Sul Dr. Leônidas Ferreira, fica na avenida dos Xavantes e tem capacidade de atender de 400 a 500 pacientes por dia. O investimento nesta obra foi de cerca de R$ 3,3 milhões, entre recursos próprios e do Ministério da Saúde. A unidade já está em funcionamento.

O atendimento nesta UPA supera a capacidade da antiga Unidade Mista de Cidade Satélite. Antes, eram cerca de 150 a 200 atendimentos e agora a capacidade é redobrada em atendimento de clínica médica adulto e pediátrica e funcionamento 24h, sete dias da semana, com cerca de 280 servidores em escalas de plantão.


“Todo gestor estaria feliz em entregar uma unidade como esta”, disse o prefeito Carlos Eduardo, durante a inauguração da UPA Sul, destacando o investimento que sua gestão vem fazendo a na área da Saúde. O prefeito relembrou a sua convivência com o homenageado, Dr. Leônidas Ferreira, médico que dá nome à unidade. “Sempre tivemos uma relação de respeito, superando os embates políticos e sobre outros aspectos da vida”, disse, relembrando quando os dois foram deputados estaduais no Rio Grande do Norte, e enfatizou programas de saúde que foram implantados, pioneiramente por Leônidas Ferreira, no Estado e em Natal como as campanhas de vacinação e programa médico da família.

O secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, disse que a unidade é orgulho para todos, desde os servidores da saúde como também dos pacientes, contando com atendimento com equipamentos caros em um momento em que o país tem fechado serviços nesta área. Ele lembrou ainda que na gestão do prefeito Carlos Eduardo, mais de 40 unidades básicas de saúde foram reformadas e ampliadas, recebendo novos equipamentos, além de ter sido inaugurado o primeiro Hospital Municipal da cidade. Das quatro UPAs que funcionam em Natal, três foram entregues na gestão do atual prefeito, sendo a da Cidade da Esperança, a do Potengi e esta, em Cidade Satélite.

A UPA Sul, tem capacidade de atendimentos de urgências e emergências, principalmente os mais graves, como acidentes cardiovasculares (AVC), infarto, fraturas, cortes, hipertensão arterial e febres altas com risco de convulsões. São 15 leitos no total, mais dois de isolamento. Na ala de classificação de risco vermelha, para casos mais complexos, os três leitos adultos e dois pediátricos, são equipados com respirador, máquinas de monitoramento cardíaco e conta com profissional médico 24 horas no local.

O local dispõe de mecanismo de acolhimento com classificação de risco conforme o Protocolo de Manchester, dispondo ainda de exames como raios-X, eletrocardiografia, pequenas cirurgias (sutura), laboratório, nutrição e serviço social.

Segundo o diretor administrativo da Unidade, Niky Araújo, esta UPA é um ganho significativo para a população, visto que a antiga Unidade Mista já atendida à grande demanda. Para o diretor geral da Unidade, Kleber Rodrigues, esta UPA representa grande avanço em disponibilidade de leitos, como também em assistência de casos complexos. Um diferencial da UPA é a usina de oxigênio, o que representa a garantia de que este item não faltará aos pacientes. Todas as UPAs de Natal e o Hospital Municipal, dispõem de usina de oxigênio.
Na solenidade de inauguração da UPA Sul, compareceram além do prefeito e secretários municipais, vereadores e demais autoridades, além de lideranças comunitárias e a população de Cidade Satélite. A banda de música da Polícia Militar fez uma apresentação para o público.

Homenagem
Leônidas Ferreira, médico homenageado na UPA de Cidade Satélite, fez medicina em Natal, foi secretário de saúde do Estado e também do município de Natal, foi deputado estadual e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Virgínia Ferreira, filha de Leônidas Ferreira, falou em nome da família e agradeceu a todos. “Ele era uma pessoa que respeitava muito as ideologias, tanto de esquerda como de direita”, relembrou.

Ela também citou dois projetos importantes, hoje nacionais, na área da saúde, implantados, pioneiramente pelo seu pai, como as campanhas de vacinação, já adotadas pelo Ministério da Saúde há algumas décadas, e o programa Médico da Família, que teve seu projeto piloto no bairro de Brasília Teimosa, em Natal. Leônidas Ferreira faleceu em 2009.


 


Contato

FOLHA DA CIDADE

Folha da Cidade é um jornal periódico online do Rio Grande do Norte
Equipe: Fernando Pereira-DRT RN 154 JP(Editor, jornalista e reporter fotografico), Elias Medeiros - DRT RN 1683 JP(Jornalista e Repórter fotográfico), Adrovando Claro-DRT RN 531 RF, José Aldenir - DRT RN 90 RF e Cláudio Marques DRT RN 50 RF(Repórteres fotográficos), Charge: Téo Duarte(DRT 1343/RN). Contato: Caixa Postal 2708 - Natal - RN - 59025-971 - Brasil.
Material enviado por colaboradores, assessorias de imprensas e coletado de órgãos de imprensa em geral. As matérias publicadas não traduzem necessariamente a posição jornalísticas da Folha da Cidade. O material pode ser reproduzido desde que respeitado integralmente as fontes.